Sobre

Inicio Tags Fashion Esportes Sobre Contato Image Map

Deco


     Essa semana a um dia de completar 36 anos de idade Deco anunciou a sua aposentadoria deixando todos surpresos. Apesar de vir com algumas lesões, Deco jogou a sua então última partida contra o Goiás mas logo sentiu mais uma vez dores na coxa só ficando 20 minutos em campo. Essa nova lesão sem previsão de retorno fez o jogador tomar a sua decisão final de encerrar a carreira mesmo tendo o contrato com o Fluminense até o fim do ano.


     Anderson Luís de Souza, mais conhecido como Deco, é de São Bernardo do Campo nasceu no dia 27 de agosto de 1977, atuava como meia. 

     Sua carreira começou em diversos clubes de São Paulo passando pelas divisões de base do Corinthians, depois foi transferido para o CSA de Alagoas (em Maceió) e depois foi vendido ao clube europeu Benfica (de Portugal). Deco veio a brilhar em outro clube português, o F.C.Porto onde ficou conhecido como Mágico por causa das suas jogadas geniais no meio-campo. Em 2004 Deco aceitou a oferta do Barcelona jogando ao lado de Ronaldinho Gaúcho e Eto'o. Em 2008 foi transferido para o clube inglês Chelsea permanecendo por 2 anos. 

     Depois de atuar por vários grupos portugueses, em 2002 Deco obteve dupla-cidadania. No mesmo ano, o agora luso-brasileiro foi convocado a atuar pela Seleção Portuguesa e, por coincidência, a primeira partida foi contra o Brasil marcando um gol na partida em que Portugal venceu por 2x1. Deco se destacou atuando na Seleção Portuguesa jogando até na Copa do Mundo de 2006 e de 2010.


     Em 2010, depois de uma longa negociação, o Chelsea liberou Deco para a sua volta ao Brasil e foi anunciado no clube carioca Fluminense onde teve boas atuações ao lado de Fred e companhia. Porém, os casos com doping e lesões o tiraram por um bom tempo dos gramados. E agora, depois de 17 anos de carreira, no dia 26 de agosto Deco encerrou sua carreira declarando em uma nota que "fisicamente poderia jogar, mas os meus músculos não suportam mais" agradecendo ainda ao Fluminense pelos 3 anos atuando no campeonato brasileiro.


     Em todos os clubes por onde passou, Deco conquistou importantes títulos e prêmios individuais em sua carreira: Melhor Jogador Europeu - Bola de Prata (2004), Melhor Jogador do Ano da UEFA (2003/04), Melhor Meio-Campo UEFA (2003/04, 2005/06), Melhor jogador da Copa do Mundo de Clubes da FIFA - Bola de Ouro (2006), Jogador do mês da Premier League (Agosto de 2008), Melhor Meio-Campo do Campeonato Carioca (2012), entre outros.

     Deco ainda fundou o Instituto Deco 20 em Indaiatuba (São Paulo) sem fins lucrativos onde atende crianças e adolescentes de baixa renda com cursos e oficinas relacionados a educação, cultura, ambiente e claro, esporte.

Boa sorte, Deco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo ao Patricinha de Chuteira!
Espero que esteja gostando dos posts aqui do blog.
Fico feliz com seu comentário. Fique livre para comentar sobre qualquer dúvida, sugestão ou crítica construtiva.
Volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...